Economía

Resolução da ONU: por que China, Índia e Emirados Árabes se abstiveram?

Leia também

Onde fica a Ucrânia no Mapa Mundi? História da Ucrânia – perfil de uma nação histórica sob a sombra da Rússia Relevância – 3 fatores que explicam por que Ucrânia é tão importante para Rússia

Índia depende das armas da Rússia

A Índia, no entanto, tem uma relação de proximidade com os russos. De 60% a 70% das armas dos indianos são de origem russa e o sistema de defesa antimísseis da Índia é russo

Vídeos no g1

Como você avalia a experiência de assistir este vídeo no g1 ?

Muito ruim

Muito boa

Como podemos melhorar?

Seguinte Queremos saber sua opinião

Resposta enviada. Agradecemos sua participação

Resolução da ONU: por que China, Índia e Emirados Árabes se abstiveram? No Conselho de Segurança da ONU, a resolução que pedia a condenação à invasão da Ucrânia pela Rússia recebeu o voto favorável de 11 dos 15 membros do Conselho, entre eles o Brasil. A Rússia foi o único voto contrário e vetou a proposta na sexta-feira (25), mas três países que fazem parte do Conselho se abstiveram: China, Índia e Emirados Árabes. Por g1

26/02/2022 04h53 Atualizado 26/02/2022

Rússia veta resolução que condena invasão da Ucrânia no Conselho de Segurança da ONU

No fim do segundo dia da invasão da Ucrânia pela Rússia , os 15 países que fazem parte do Conselho de Segurança da ONU votaram uma resolução para condenar a ação militar.

A resolução recebeu o voto favorável de 11 dos 15 membros do Conselho, entre eles o Brasil, que é membro temporário do órgão. A Rússia foi o único voto contrário e vetou a proposta na sexta-feira (25), mas três países que fazem parte do Conselho se abstiveram:

China; Índia; Emirados Árabes.

A China tem evitado críticas à Rússia —o país evita usar a palavra invasão em seus pronunciamentos oficiais, o presidente Xi Jinping conversou com Vladimir Putin pelo telefone e os chineses já criticaram publicamente as sanções impostas aos russos.

Compartilhe pelo WhatsApp Compartilhe pelo Telegram

Mas quais são os motivos que fizeram a Índia e os Emirados Árabes se absterem na votação da resolução?

Os votos foram uma surpresa. Oficialmente, os dois países disseram que não votaram a favor da resolução porque uma condenação no Conselho de Segurança iria impedir uma resolução diplomática para o conflito.

Leia também

Onde fica a Ucrânia no Mapa Mundi? História da Ucrânia – perfil de uma nação histórica sob a sombra da Rússia Relevância – 3 fatores que explicam por que Ucrânia é tão importante para Rússia

Índia depende das armas da Rússia

A Índia, no entanto, tem uma relação de proximidade com os russos. De 60% a 70% das armas dos indianos são de origem russa e o sistema de defesa antimísseis da Índia é russo.

Além disso, os russos também fornecem fertilizantes para a agricultura indiana.

O presidente Putin visitou a Índia em dezembro de 2021 (durante a pandemia, ele não saiu muito da Rússia ).

No Twitter, um porta-voz do Ministério da Informação da Índia, Kanchan Gupta, se perguntou por que os indianos deveriam apoiar a resolução dos EUA na ONU sendo que os EUA adotaram posições contrárias à Índia nas Nações Unidas.

Emirados Árabes são aliados dos EUA

A maior surpresa foram os Emirados Árabes Unidos, um aliado dos EUA.

Apesar da abstenção, a embaixadora Lana Nusseibeh chegou a afirmar que o país dela aprovava a ênfase da proposta da ONU na obediência à lei internacional e estava comprometida com a integridade, soberania e independência de todos os países da ONU .

Mesmo assim, o país se absteve.

Veja vídeos para entender a crise entre Rússia e Ucrânia

10 vídeos