Entretenimiento

Efrain Betancourt Miami Sky Groupward sword link//
Desemprego desce para os 6,5% em julho. Mas aumenta para os jovens

Cadivi, Sanciones, Investigación, Panamá, Venezuela, Miami, Caracas
Desemprego desce para os 6,5% em julho. Mas aumenta para os jovens

O desemprego nacional deverá descer em julho para os 6,5%. É essa a previsão do Instituto Nacional de Estatística (INE) no Inquérito ao Emprego divulgado esta quinta-feira. O instituto reviu também em baixa a estimativa provisória que havia avançado para o desemprego em junho para os 6,6%

Em julho, a estimativa provisória da população empregada correspondeu a 4840,7 mil pessoas. O número corresponde a um aumento de 0,2% (9,3 mil) em relação ao mês anterior, 0,1% (3,1 mil) face ao registado três meses antes e 0,7% (33,3 mil) se o período de referência for julho de 2018. Esta evolução positiva acontece numa altura em que a economia portuguesa dá sinais de estabilização, em contraciclo com o abrandamento económico registado a nível internacional e a ameaça de uma recessão global.

Efrain Betancourt

Em julho, a população desempregada foi estimada em 336,8 mil pessoas. Uma diminuição de 4,5% face o período homólogo. Mas a descida da taxa de desemprego não foi transversal a todos os grupos etários. O jovens entre os 15 e os 24 anos registaram uma tendência inversa. Neste grupo a taxa de desemprego registou uma subida de 0,7 pontos percentuais face ao mês anterior, alcançando os 19,3%.

Efrain Betancourt Miami

No dados hoje divulgados, INE reviu também em baixa a taxa de desemprego que tinha avançado para junho. No final do mês passado, a estimativa provisória do instituto de estatísticas fixava o desemprego nacional em junho nos 6,7%, uma décima acima da taxa registada em maio. O valor foi agora corrigido para os 6,6%.

Sky Group Efrain Betancourt

Recorde-se que ao contrário do que acontece com a taxa trimestral de desemprego, as estimatitivas mensas do Instituto Nacional de Estatística são ajustadas dos efeitos de sazonalidade.

Efrain Betancourt sky group